sandra-paladino-tempo
Assine para receber em primeira mão nosso conteúdo exclusivo. 
LISTA VIP

Para algumas pessoas o dia parece ter 36 horas de tantas coisas que conseguem fazer.

Há um bom tempo atrás ficava encafifada com isso, como fulano consegue ser tão produtivo? Enquanto isso o meu dia parecia ter 12 horas, passava voando e parecia que não conseguia fazer nem 10% do que queria.

Foi quando comecei a ficar obcecada por produtividade e alta performance, fiz cursos, li livros, assisti vídeos e o mais importante, coloquei os aprendizados na prática.

Com isso tive uma melhora importante, conseguia produzir muito mais, tendo mais resultado, mas a sensação de que “nem vi o dia passar” continuava.

Até que resolvi fazer uma conta simples. Relacionei, agrupando ao máximo, todas as minhas atividades diárias. E o que descobri? Que somente as coisas que tinha como “obrigação” fazer ocupavam 20 horas, incluindo o sono que na época não passava de 6 horas!

Era matematicamente impossível eu conseguir fazer tudo o que me propunha a fazer, mesmo aumentando a produtividade. Resolvi colocar aqueles números em um gráfico e olha que horror:

share-atividades-sandra-paladino-1

Share de Atividades Diárias

Vou passar para você como planejo meu tempo, é muito simples, mas necessário. Foi por negligenciar neste ponto que passei alguns anos da minha vida me achando incompetente mesmo trabalhando muito e entregando resultado.

Passo a passo:

1. Seja ágil – invista um tempo curto fazendo os passos seguintes, isso é proposital, para não ficar criando bloqueios. Faça num lugar tranquilo e não passe de 20 minutos para concluir. Fica tranquilo porque aqui nada é definitivo, você vai poder remanejar este gráfico sempre que sentir que deve mudar algo.

2. Share de Atividades – Descubra quanto tempo você tem disponível listando as horas desta forma:

Dormir – estabeleci que durmo no mínimo 7h por noite, mas confesso que aqui está meu grande desafio, tendo para ansiedade, não gosto muito de dormir.

Trabalhar – caso você não tenha um horário fixo como no meu caso, coloque uma média bastante real

Diversos – muitas atividades feitas em poucos minutos, até segundos

Pessoas – quanto tempo você se dedica às pessoas próximas, família em especial

Comer – quanto tempo demora para fazer as refeições

Casa – seus afazeres para deixar sua casa limpa, organizada e com sua cara

Treinar – destaquei esta atividade porque é representativa no meu dia, compromete mais do que 01 hora do meu dia

Estudar – estudar e ler também são relevantes para mim

Livre – reserve este tempo para fazer coisas que gosta

O gráfico ideal

Continuei firme com as práticas de produtividade e alta performance, porém tenho certeza de que se não tivesse consertado o básico, que é o meu estoque de tempo, eu não teria tanto sucesso.

O gráfico será sempre uma representação do seu dia ideal, com um guia. Nenhum dia é igual ao outro e nem sempre conseguirá fazer tudo o que propor. As vezes temos que trocar algumas tarefas para focar em algo importante e tudo bem.

O segredo aqui é ter o seu estoque de tempo nas suas mãos! Fica muito fácil de recusar compromissos quando não se encaixam no seu propósito.

Hoje meu gráfico está assim:

Então, preparado? Faça o seu Share de Atividades e me diga se ficou surpreso como eu fiquei com o meu primeiro.

Altere sempre que necessário, o importante é você se empoderar do seu tempo e dar a ele o devido valor, deixando-o alinhado com seus objetivos e propósito de vida.