Propósito – O Porquê que Conecta

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Tenho um sonho…

Que um dia as pessoas se apresentem umas as outras, não pelos cargos que ocupam e empresas que trabalham, e sim pelos seus propósitos.

Amor, paixão, curiosidade ou o que inspira. São muitas as definições para propósito, a definição com a qual eu me identifico é: minha missão no mundo, ou o que eu faria mesmo se não me pagassem por isso.

Para que chegue à identificação do seu propósito, você deve trabalhar o autoconhecimento, existem muitos caminhos para isso e ferramentas que podem ajudar, neste artigo vamos dar foco ao propósito nas organizações. A abordagem aqui descrita pode ajudá-lo a ver estas questões de maneira mais leve e a estimular sua reflexão para o tema.

O propósito nas organizações

A organização é um organismo vivo, pessoas conectadas formando um outro ser. A história da humanidade mostra que evoluímos em grupos, desde que o homo sapiens começou sua jornada a única maneira de sobrevivermos aos perigos era trabalharmos juntos.

Atualmente alguns grupos, especificamente falando de organizações,  se destacam apresentando resultados muito acima de seus concorrentes, ou mesmo dominando o mercado de tal forma que monopolizam seus segmentos de forma orgânica e exponencial, vide o Google.

São empresas que sabem muito bem quem são, têm seus propósitos, causas e crenças muito bem definidos, vividos e disseminados.

Falar sobre propósito nas organizações parece meio utópico para você?

Algo bonito para se pendurar na parede, mas pouco funcional?

Talvez você ainda não tenha experimentado o poder de um propósito bem definido, disseminado e praticado.

Pensando em você que tem o propósito organizacional como algo distante e também em quem já entende como isso pode levar sua empresa para um outro patamar, mas ainda não colocou em prática, vamos trazer a ideia que colocou empresas ao redor do mundo num nível mais alto do jogo empresarial.

Começo trazendo um dado sobre o comportamento humano, segundo Manoel Carlos Junior, pioneiro no Brasil no Marketing de Experiência, a principal razão do envolvimento das pessoas com as marcas é emocional, estimado em 80%. Isto é, os consumidores percebem marcas e organizações pelas suas causas emocionais.

Para o guru em Comunicação EstratégiaSimon Sinek, só existem duas maneiras de influenciarmos o comportamento humano, pela manipulação ou pela inspiração.

Mas…

A maioria das empresas não estão atentas às causas emocionais ou às inspirações,  imaginam que seus consumidores são seus consumidores por causa da qualidade, características, preço, oferta, assistência superior ou por outras suposições ou manipulações. Note que são condições que todas as marcas têm que olhar, mas que não às diferenciam.

Existem poucas organizações que preferem inspirar a manipular de modo a motivar pessoas. Estas organizações seguem um padrão que ocorre naturalmente, identificado por Simon Sinek, chamado de Círculo Dourado ou Golden Circle.

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O Círculo Dourado

As pessoas que conquistaram a oportunidade de viver seus propósitos são líderes inspiradores ou propensas a se relacionarem com outros que carregam o mesmo amor. Buscam outras pessoas com os mesmos ideais, causas e crenças e formam grupos, tribos e organizações.

Corporações encabeçadas por estes líderes inspiradores, reconhecem seus propósitos e sabem o porquê de seus consumidores serem seus consumidores, isto porque começam sua jornada pelo porquê!

Empoderado do seu porquê, o como fazer deve estar ligado a ele e naturalmente os produtos (o que) vão surgir e servirão aos consumidores que estão conectados ao seu propósito, ao seu porquê. Por isso seus consumidores comprarão seus produtos, pelo seu porquê.

Nossa relação com as marcar é emocional, para isso você tem que ser verdadeiro e mostrar sua paixão, o diferencial de hoje é invisível aos olhos, está tudo no campo da observação.

WHAT – O quê

É o quê você ou sua organização fazem, produtos, serviços e entregas. É mais ligado ao neocortex do cérebro, isto é, ao pensamento analítico, racional e à linguagem.

HOW – Como

Como fazemos o que fazemos ou como o que fazemos é diferente ou melhor.

WHY – Porquê

Poucas pessoas ou empresas podem articular o porquê fazem o que fazem. Qual sua finalidade, causa ou crença? O Why e o How estão vinculados ao sistema límbico do cérebro, isto é, aos sentimentos como confiança e decisão e ao comportamento.

Líderes e organizações de destaque comunicam de dentro para fora, expõe seus sentimentos, começam pelo porquê, que é intuitivo, não deixando seus consumidores racionalizar, assim as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz.

“Quando uma organização começa com WHY, ela representa algo maior que qualquer produto, resultado ou métrica. Sua marca tem significado real e valor verdadeiro no mundo. Eles são mais capazes de atrair e unir funcionários, clientes e parceiros. E as pessoas amam vir para o trabalho. Esta é a jornada da sua organização para o WHY.”

Simon Sinek

Tudo flui melhor quando acreditamos nos mesmos objetivos, quando as visões de trabalho e pessoal se complementam. Falamos sobre consumidores, mas o mesmo vale para os colaboradores e stakeholders, vão se ligar a você pelo que comunica, e se você comunicar o seu porquê se conectará com suas causas emocionais.

Existe uma necessidade básica do ser humano, a de pertencer, que não é racional. É um sentimento que temos quando as pessoas que nos rodeiam compartilham dos nossos valores e das nossas crenças.

“Quando sentimos que pertencemos, nós nos sentimos conectados e nos sentimos seguros. Como seres humanos, nós desejamos ardentemente tal sentimento e o buscamos.”

Simon Sinek

Abaixo um dos TEDs mais assistidos no mundo, o de Simon Sinek apresentando o Círculo de Ouro.

Vamos exemplificar

Usaremos o mesmo exemplo de Simon Sinek em seu livro Por que? Como motivas pessoas e equipes a agir?

Aqui a mensagem de marketing da Apple, caso fosse qualquer outra empresa:

“Fabricamos excelentes computadores.

Eles têm um belo design, são simples e fáceis de usar;

Não vai comprar um?”

Agora vamos reescrever o exemplo do modo como a Apple realmente se comunica:

“Em tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Acreditamos em pensar diferente.

O jeito com que temos de desafiar o status quo é fazer os nossos produtos com um belo design, simples e fáceis de usar.

E conseguimos fabricar excelentes computadores.

Não vai comprar um?”

Não sei quanto à você, mas fiquei muito mais motivada a comprar depois que li a segunda comunicação, e note que não foi usado nada de manipulação.

Apple começou com ele, Steve Jobs, um líder de personalidade difícil e por vezes controversa, mas de fato inspirador. Assista abaixo vídeo que retrata bem a sua paixão.

Propósito Transformador Massivo

Indo um pouco mais fundo na forma de trabalhar o propósito, Salim Ismail, um dos fundadores da Singularity University, juntamente com os coautores do livro Organizações Exponenciais, cunhou o termo Propósito Transformador Massivo (PTM).

Pesquisaram 100 startups que mais cresceram de forma exponencial nos últimos 06 anos, a partir de 2013. E identificaram pontos em comum, que incluía uma declaração de propósito com características específicas:

P – Muito aspiracional – indicando o seu porquê, o que aspira a fazer, conectando sentimentos e crenças
T – Propõe uma transformação radical
M – Pensamento grande – prevendo o crescimento exponencial

Os autores destacam que “o maior imperativo de um PTM respeitável é seu propósito”. Com base na influente obra de Simon Sinek, o objetivo deve responder a duas perguntas:

Por que fazer este trabalho?

Por que a organização existe?

Um PTM bem aplicado pode inspirar e formar comunidades ou tribos, pelo do Poder da Atração. Termo cunhado por John Hagel, John Seely Brown e Lang Davison no livro The Power of Pull , fenômeno cultural baseado em cooperação e flexibilidade. Exemplo clássico: filas nas lojas da Apple para compra dos novos lançamentos.

“As organizações exponenciais de hoje declaram com sinceridade e confiança que pretendem realizar milagres.”

Salim Ismail

Exemplos de PTM

TED: “Ideias que merecem ser espalhadas”.
Google: “Organizar a informação do mundo”.
Xprize Foundation: “Promover avanços radicais para o benefício da humanidade”.
Quirky: “Tornar a invenção acessível”.
Singularity University: “Impactar positivamente 1 bilhão de pessoas”.

E por fim, a coragem

Caso não tenha se perguntado até aqui, em algum momento poderá questionar. Tudo muito lindo e perfeito quando se tem um WHY bem definido, um PTM inspirador, mas…

Será que com o crescimento das organizações os propósitos não se perdem?

Sim, isto é possível, o propósito deve ser revisitado toda vez que se sente este descolamento. O próprio Simon Sinek alerta que para que o propósito nas organizações se mantenha vivo, os líderes precisam investir em sentimentos. Em especial na confiança que é algo que se trabalha “cara a cara”, “olho no olho”.

Para que as empresas tenham sucesso com seus propósitos elas devam ser humanizadas. Ainda mais hoje, onde vivemos os avanças tecnológicos sem precedentes e a facilidade e velocidade da internet, corremos o risco de nos digitalizar além da conta.

Espero que este conteúdo gere reflexões e inspirações e que leve você à ação. Para que possa repensar no seu propósito e de sua organização e ficar mais atento à quem ou a o que está se conectando.

Seu propósito é a sua verdade, é o seu porquê e seus valores, é ouro, uma das principais riquezas da humanidade! Faça um bom uso dele!

Concluo com um vídeo inspirador, que gera confiança e pertencimento, de uma tribo muito especial, Harley Davidson.

Referências

Livros citados:

Para que Tenha mais Resultado e Tempo

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By |2018-10-20T00:37:21+00:0019 de agosto de 2018|Categories: Gestão Empresarial|Tags: , , , , , , |

Sobre o Autor:

Sandra Paladino
Ajudo empreendedores e empresários a terem mais resultado em seus negócios e mais tempo para uma vida integral, através de consultoria e mentoria em gestão e planejamento estratégico. Sou especialista em Plano Orçamentário e Branding.

Um Comentário

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