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Como deve ser o novo Planejamento Estratégico

Você é daqueles que acredita que o Planejamento Estratégico acabou?

Que é lento, burocrático e que acaba sendo engavetado, já que as mudanças de cenário são tão rápidas que ele não acompanha?

Isso pode ser uma realidade nas empresas que insistem nos métodos e ferramentas tradicionais de planejamento. Sabemos que as abordagens tradicionais não conseguem acompanhar a velocidade da inovação e isso é crucial para que a empresa possa ser competitiva.

Mas…

Os novos modelos são práticos, ágeis e principalmente, colocam você e seu time de imediato em ação.

Sabemos que mesmo com ferramentas ágeis e práticas, muitos executivos acham que até mesmo estas acabam sendo burocráticas, por demandarem tempo e energia de aprendizagem e implantação.

Resumindo, empresas continuam usando abordagens estratégicas antigas ou pior, nenhuma abordagem.

Um pouco de história

Alessandro Di Fiore, fundador e CEO do Centro Europeu de Inovação Estratégica (ECSI), em seu artigo para a HBR: Planning Doesn’t Have to Be the Enemy of Agile, através de um resumo da evolução histórica do planejamento, demonstra porque chegamos a este ponto.

MBO – Management by Objectives

Planejamento com base na Gestão por Objetivos (MBO) onde os executivos, através da identificação de seus objetivos, poderiam planejar o futuro. “A crença era que, se o futuro fosse mapeado, aconteceria.”

Planejamento Estratégico Tradicional

Anos depois o MBO evoluiu para o planejamento estratégico, onde equipes foram desligadas da realidade do dia-a-dia dos negócios e ficavam debruçadas na apuração e análise de números. “A crença fundamental era ainda que o futuro poderia ser largamente previsto.”

Planejamento Estratégico em desuso

Agora, muitos acreditam que o planejamento estratégico caiu em desuso. Diante de mudanças tecnologias aceleradas, inteligência artificial, digitalização, forças disruptivas, organizações exponenciais e competição globalizada, “o planejamento parece ser uma ilusão sem sentido.”

Executivos desconfiam do planejamento porque parece rígido, lento e burocrático.

Uma pesquisa do HBR Analytics de 2016 com 385 gerentes revelou que a maioria dos executivos estava frustrada com o planejamento porque acreditava que a velocidade era importante e que os planos mudavam com frequência. Por que se envolver em um exercício de planejamento lento e doloroso quando você não está nem mesmo seguindo o plano?

Segundo Rita Gunther Mcgrath em seu livro O Fim da Vantagem Competitiva. Um Novo Modelo de Competição Para Mercados Dinâmicos, ainda temos o agravante de que, além da necessidade de uma nova abordagem estratégica, não há mais vantagem competitiva sustentável a longo prazo.

Novo Planejamento Estratégico

Com isso a inovação no modelo de negócios se tornou tão importante quanto a inovação de produtos, contemplando a ideia agora de uma vantagem competitiva transitória.

Nós brasileiros temos vantagens, estamos habituados com a instabilidade, “já passamos por: inflação, corrupção, regulamentações governamentais imprevisíveis… E, quer saber? As pessoas acabam se acostumando e ficando boas nisso.” Que venha a inovação!

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Assim como eu, profissionais de Planejamento Estratégico atuantes, passaram seu dia-a-dia migrando naturalmente, e por necessidade, do planejamento estratégico tradicional para o chamado modelo de negócios ágil. De tudo isso temos uma única certeza, o planejamento continua sendo claramente essencial, o que precisamos fazer é respeitar a nova dinâmica dos negócios.

Acredite, esta nova realidade trouxe mais benefícios, o que precisamos é ser realistas e desapegados aos velhos dogmas do planejamento estratégico.

Estamos na era do planejamento estratégico ágil

Abaixo vou ajudá-lo a reconhecer as características desta nova era, assim poderá observar como andam as coisas em sua empresa:

  1. Investir em ter pessoas prontas para o uso de ferramentas capazes de lidar com um futuro que será diferente, como Scrum, por exemplo.
  2. Praticar o desapego e capacidade de lidar com mudanças mais frequentes e dinâmicas.
  3. Investir tempo para um verdadeiro planejamento estratégico, em vez de simplesmente fazer um jogo de números centralizado no longo prazo (feito apenas uma vez por ano, sem ser revisto mensalmente).
  4. Reorganizar em torno de pequenas equipes ágeis que definem autonomamente suas próprias prioridades e alocação de recursos.
  5. Estabelecer novos processos e rotinas para planejamento e coordenação.
  6. Disponibilizar recursos e fundos de maneira flexível para oportunidades emergentes.
  7. Fazer funcionar o planejamento ágil de forma prática e viável.
  8. Dados qualitativos e intangíveis também são vitais e devem ser incorporados.
  9. Tomada de decisão feita por uma equipe de pessoas, compensando desta forma os possíveis vieses de uma única pessoa tomando uma decisão com base em seu julgamento individual.
  10. Setores burocráticos, engessados e ineficientes não têm mais lugar.
  11. Melhorar na identificação das verdadeiras necessidades dos consumidores e criar experiências.
  12. Buscar novas oportunidades em ativos existentes.
  13. Trocar equipe exclusiva para planejamento por equipes multidisciplinares em projetos de crescimento e inovação.

À medida que mais e mais empresas se transformam em organizações ágeis, o planejamento ágil se tornará o novo normal, substituindo a abordagem tradicional de planejamento centralizado. O planejamento ágil é o futuro do planejamento.

Referências

By |2018-10-20T00:16:54+00:003 de outubro de 2018|Categories: Gestão Empresarial|Tags: , , , |

Sobre o Autor:

Sandra Paladino
Ajudo empreendedores e empresários a terem mais resultado em seus negócios e mais tempo para uma vida integral, através de consultoria e mentoria em gestão e planejamento estratégico. Sou especialista em Plano Orçamentário e Branding.

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